Voluntários plantaram 500 loureiros
Cerca de três dezenas de voluntários da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal plantaram neste sábado (29 de Outubro de 2011) cerca de 500 loureiros (Laurus novocanariensis) e quase uma centena de plantas de outras quatro espécies endémicas da Madeira: Pau-branco (Picconia excelsa), Folhado (Clethra arborea), Piorno (Teline maderensis) e Urze-das-vassouras (Erica platycodon subsp. maderincola). Foram também lançadas à terra sementes de Massaroco (Echium candicans) e Cabreira (Phyllis nobla).
Nesta jornada de trabalho contámos com a colaboração dum amigo francês e de um casal de sócios alemães. Enquanto a maioria dos madeirenses jamais participou na plantação duma árvore nas montanhas escalvadas, estes três turistas, que já visitaram várias vezes a Madeira, costumam dedicar dias das suas férias à nobre tarefa de recuperação da biodiversidade.
Estes e outros amigos estrangeiros participaram activamente no projecto OÁSIS NUM DESERTO DE MONTANHA, que foi quase totalmente arrasado pelo incêndio de Agosto de 2010, e agora estão ajudar-nos no projecto RENASCER DAS CINZAS, que tem por objectivo acelerar o regresso da flora e da fauna indígenas às terras do maciço montanhoso do Pico do Areeiro.
Texto e fotos de Raimundo Quintal
0 Comentário(s):
Enviar um comentário
<< Home