Notícias do nosso viveiro
O nosso viveiro na Quinta Jardins do Lago continua a aumentar, com o propósito de dispormos do maior número possível de plantas para reflorestar as zonas de trabalho da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal no Cabeço da Lenha e no Pico do Areeiro.
A nossa sementeira de gerânio da Madeira ou pássaras (Geranium maderense) foi um grande sucesso. Esta planta, endémica da Madeira, possui uma bela floração. Durante o seu primeiro ano de vida a planta cresce e vai acumulando energia para poder produzir, na primavera seguinte, dezenas de flores cor de rosa. Após a floração a planta acaba por morrer.
O gerânio da Madeira só consegue viver na Madeira entre o nível do mar e os 700 m de altitude e não resiste às temperaturas do Cabeço da Lenha ou do Pico do Arieiro na época de Inverno.
Decidimos então vender os nossos pequenos gerânios como forma de obtermos algum dinheiro, necessário para compra de equipamento e manutenção do viveiro, onde já temos mais de 3 000 plantas a crescer e muitas mais sementes plantadas.
Cada planta de gerânio custa 1 euro. O contacto para os interessados em ter uma das mais bonitas plantas endémicas a crescer no seu jardim ou num vaso na sua varanda é elda_sousa@sapo.pt.
Loureiros (Laurus novocanariensis)
Urze-das-vassouras (Erica platycodon subsp. maderincola)
Massarocos (Echium candicans)
Texto de Elda Sousa e fotos de Raimundo Quintal
0 Comentário(s):
Enviar um comentário
<< Home