19 outubro 2010

O Renascimento da Natureza - Trabalho voluntário no Parque e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha (16 de Outubro de 2010)

Dando seguimento ao plano elaborado logo após os terríveis incêndios de Agosto, os voluntários da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal estiveram no Sábado (16.10.10) a trabalhar no Parque e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha.

Estivemos empenhados na limpeza das árvores e dos arbustos ardidos, tarefa que se estenderá por mais alguns meses, e continuámos o processo de monitorização da autorregeneração das espécies indígenas. Neste momento, dois meses depois da passagem do fogo, verifica-se que as urzes queimadas não dão qualquer sinal de recuperação, as uveiras-da-serra cujas raízes não ficaram calcinadas já apresentam rebentos viçosos e os loureiros estão a emitir os primeiros rebentos.
A parte da tarde foi dedicada à plantação de loureiros oferecidos por um nosso Amigo. É importante referir que as pequeninas árvores indígenas estavam envasadas em embalagens de leite, associando-se de forma feliz a reutilização de embalagens com a recuperação da vegetação. Para melhorar a retenção de água no solo e fornecer matéria orgânica, as caldeiras das jovens plantas foram cobertas com estilha produzida através da trituração de ramos queimados.
No próximo Sábado (23.10.10) voltaremos a trabalhar nas terras martirizadas do Pico do Areeiro. Precisamos de mais voluntários. Necessitamos de muitas plantas indígenas. É uma tarefa nobre contribuir para o renascimento da Natureza.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home