27 outubro 2013

Plantação no Pico Areeiro e Campo de
Educação Ambiental do Cabelo da Lenha
(Sábado, 26 de Outubro de 2013)

20131026-rq-03
Clique em qualquer uma das fotos deste artigo para ver um slide show

Iniciada a época de plantação de 2013-2014 há duas semanas, os voluntários da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal regressaram ontem às áreas de plantação no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha e da zona mais alta do Parque Ecológico do Funchal, no Pico Areeiro.

Desta vez os esforços concentraram-se na plantação de Aipos-de-gado (Melanoselinum decipiens). Em Novembro, quando o solo já estiver em melhores condições para as receber e manter, passaremos a espécies de maior porte.

No Pico do Areeiro, além do trabalho de plantação, continuou o controlo de uma espécie infestante - a Giesta (Cytisus scoparius) - cujo material resultante dos cortes é colocado nas bacias de protecção das plantas, para lhes servir de nutrientes, protecção das temperaturas baixas que deverão sentir-se ali em breve, bem como a retenção da humidade trazida pelo alísio.

Os ramos de giesta servem também para preencher zonas onde a rocha está à superfície, resultantes da erosão provocada pela acção continuada de ventos e chuva e ausência de cobertura vegetal. Gradualmente, da sua decomposição resultará novo solo, que poderá acolher sementes trazidas pelo vento ou pelos pássaros e onde mais tarde poderemos plantar.

Para terminar o dia de trabalho, distribuiu-se estilha pelas plantas que já crescem saudavelmente na secção mais alta desta área de plantação e que resistem há alguns anos às condições climáticas extremas que ali se sentem.

Na próxima semana faremos um percurso pedestre pelas zonas altas acima do Jardim da Serra até à Ribeira Brava. Na semana seguinte voltaremos ao trabalho de plantação. Se desejar participar em qualquer uma das actividades pode inscrever-se utilizando a ficha de inscrição que se encontra mais abaixo nesta página.

20131026-vs-6584
Clique em qualquer uma das fotos deste artigo para ver um slide show

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home