13 outubro 2013

Primeira actividade de plantação da época 2013-2014

20131012-rq-005
Clique em qualquer uma das fotos deste artigo para ver um slide show

Este Sábado, cerca de 30 cidadãos, da ilha e não só, subiram à montanha para participar na primeira actividade de plantação da época de Outono/Inverno que agora se inicia.

Simultaneamente, outro pequeno grupo de voluntários ficou na cidade a trabalhar no viveiro de espécies endémicas e indígenas cuidando dos milhares de plantas que mais tarde serão transferidas para a sua morada definitiva, nas áreas de plantação do Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha e do Pico Areeiro.

Aipos-de-gado (Melanoselinum decipiens), Goivos-da-serra (Erysimum bicolor) e Erva-de-coelho (Pericallis aurita), foram algumas das espécies herbáceas que escolhemos para plantar nesta fase de arranque. Mais tarde, quando o solo estiver mais húmido, plantaremos também espécies arbustivas e arbóreas características da flora de altitude da nossa ilha.

No Pico do Areeiro, o grupo que ali esteve iniciou o seu trabalho com a tarefa infelizmente habitual de limpar o lixo que se vai depositando por entre as plantas e nas bermas da estrada. Seguidamente passou à plantação de Aipo-de-gado, uma óptima pioneira, preenchendo os espaços entre as espécies de maior porte que já foram colocadas no terreno nas épocas anteriores, após o incêndio de Agosto de 2010.

Também se foi roçando Giesta (Cytisus scoparius), uma espécie que, embora de cariz infestante, é rica em nutrientes como o azoto e que foi sendo colocada nas bacias à volta das plantas para lhes conceder protecção e alimento.

Dentro de duas semanas estaremos de regresso para mais uma actividade de plantação.

20131012-vs-6359
Clique em qualquer uma das fotos deste artigo para ver um slide show

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home