12 janeiro 2011

2011: Ano Internacional da Floresta e
Ano Europeu do Voluntariado

20110104-rq-1b
Clique na foto para ver slide show

Em 2011 celebram-se o Ano Internacional da Floresta e o Ano Europeu do Voluntariado, ano em que também redobramos esforços na recuperação das áreas devastadas pelo fogo em Agosto passado na zona do Pico do Areeiro.

Mais do que nunca, a participação de voluntários é fundamental para que um oásis volte a crescer no deserto montanhoso da cordilheira central da Madeira e também para que passemos às gerações futuras uma ilha em boas condições ambientais.

Para isso, continuaremos o nosso trabalho de campo já no próximo fim-de-semana, no Sábado, 15/1, actuando em duas vertentes:
  • Na Quinta dos Jardins do Lago (Funchal), no viveiro que implementámos para a criação de plantas de espécies endémicas e indígenas, uma equipa fará o trabalho de repicagem, transferindo pequenas plantas de canteiros para vasos individuais, aproveitando para o efeito embalagens recicláveis de leite e sumos e garrafas de plástico;
  • Nas plantações do Pico do Areeiro, do Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha e áreas vizinhas, continuaremos o trabalho de limpeza e preparação do terreno, bem como plantação das pequenas plantas criadas no nosso viveiro e outras fornecidas pela Direcção Regional das Florestas. Até ao final de Março, faremos este tipo de actividade quase todos os fins de semana, de modo a aproveitar ao máximo o período propício para colocação das jovens plantas na terra.
Se desejar participar numa destas actividades, poderá inscrever-se utilizando o formulário mais abaixo nesta página ou um dos contactos sugeridos.

Gostaríamos também de aqui reconhecer o trabalho de centenas de voluntários que têm respondido aos nossos apelos de participação e, sem menosprezo de qualquer um, destacar o empenho permanente que a secção regional da AMI e os seus colaboradores têm dedicado a esta causa semana após semana, desde a primeira chamada. Muito obrigado a todos!

Finalmente, num ano em que se colocam novos desafios a esta Associação, entre os quais a reconstrução da cabana que servia de Centro de Educação Ambiental e que foi completamente destruída pelo fogo, solicitamos aos nossos sócios que efectuem atempadamente o pagamento da sua quota anual.

Para mais informações sobre as actividades e como participar nelas, consulte os artigos que pode encontrar mais abaixo.

Para todos um Feliz 2011.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home