05 setembro 2010

Viveiros de plantas indígenas para recuperar as áreas ardidas

20100831-tf-peqvas

Após a destruição quase total das plantações que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal vinha realizando no Pico do Areeiro, desde Outubro de 2001, e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, desde Outubro de 2005, é necessário recomeçar tudo de novo com o objectivo de recuperar a biodiversidade e contrariar a desertificação da cordilheira central da Ilha da Madeira.

20100901-rq-Estreleira
Estreleira (Argyranthemum pinnatifidum)

Paralelamente à limpeza dos esqueletos vegetais e à armação do terreno para reduzir a erosão, a Associação pretende criar uma rede de pequenos viveiros de espécies indígenas, que garantam a disponibilidade de muitos milhares de plantas necessárias para as plantações dos próximos cinco anos.

20100901-rq-Loureiro 1b
20100901-rq-Loureiro
Loureiro (Laurus novocanariensis)

20100901-rq-Loureiro sementeira
Sementeira de Loureiros (Laurus novocanariensis)

Felizmente a sociedade civil tem-se mostrado sensível ao nosso projecto. Sócios e outros amigos têm colaborado na recolha de sementes. Pessoas que possuem pequenos loureiros, tis, vinháticos, barbusanos, faias-das-ilhas, folhados e massarocos nos seus terrenos, têm vindo a colocá-los em vasos, sacos de plástico e embalagens de leite para posteriormente serem transferidos para os locais definitivos.

20100901-rq-Elda Sousa viveiro
Das experiências já em marcha gostaríamos de destacar e agradecer à Quinta Jardins do Lago pelo facto de ter disponibilizado o espaço para a criação dum viveiro, que neste momento já tem envasados mais de mil loureiros, oferecidos pelo Senhor Sílvio Fernandes, sementeiras e estacarias de várias espécies. Todo o trabalho voluntário é da responsabilidade dum dedicadíssimo grupo de guias intérpretes coordenadas pela Elda Sousa.

20100901-rq-Massaroco
Massaroco (Echium candicans)

Mais uma vez apelamos a todos os cidadãos para que participem connosco ou com outras organizações na árdua e longa tarefa de ajudar a Natureza a recuperar a sua biodiversidade na cordilheira central da Ilha da Madeira arrasada pelos incêndios do mês de Agosto.

20100904-rq-Piorno
Recolha de sementes de Piorno (Teline maderensis) durante o percurso pedestre de ontem, na zona do Fanal.

Fotos de Raimundo Quintal e Teresa Ferreira

1 Comentário(s):

Blogger A.lourenço escreveu...

Uma janela de esperança.
Muito obrigado pelo vosso empenho e bom trabalho.
A.Lourenço,
Lisboa

08 setembro, 2010 10:28  

Enviar um comentário

<< Home