Limpeza das áreas ardidas no Pico do Areeiro e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha (18 de Setembro de 2010)
Durante todo o dia de ontem cerca de 50 voluntários estiveram a trabalhar de limpeza da vegetação ardida e na preparação do terreno para as futuras plantações no Pico do Areeiro e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha.
No Pico do Areeiro, mais concretamente na cabeceira da Ribeira de Santa Luzia, os voluntários estiveram empenhados no corte de pinheiros e na construção de barreiras ao longo das curvas de nível, com o objectivo de refrear a erosão e acumular o solo necessário à fixação das espécies indígenas que ali plantaremos nos próximos anos, substituindo o pinhal criado nas décadas de vinte e trinta do século XX e que, para além deste, já tinha sido vítima duma longa série de fogos.
A Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, apesar do forte revés sofrido em Agosto, continua empenhada no projecto "Oásis no Deserto de Montanha", que visa o retorno da biodiversidade à cordilheira central da Ilha da Madeira, vítima de séculos de incêndios, pastoreio intensivo e cortes de lenha.
A persecução desse objectivo exigirá um empenhamento de muitos anos, pelo que o voluntariado em defesa da Natureza deverá ser um desígnio da sociedade madeirense. Neste aspecto é digno de registo e apreço o empenho que a direcção da AMI regional tem tido na divulgação do nosso trabalho e na angariação de voluntários.
No próximo Sábado (25.09.10) voltaremos às serras sobranceiras ao Funchal. Precisamos de mais braços e entusiasmo!
fotos de Emanuel Rocha, Evangelina Sousa e Raimundo Quintal
0 Comentário(s):
Enviar um comentário
<< Home