Jornada em prol da biodiversidade
(23 de Janeiro de 2010)
Trinta e seis sócios da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal estiveram hoje empenhados em mais uma jornada em prol da biodiversidade, dando continuidade a uma trabalho iniciado em Outubro de 2001 e que deverá prosseguir por muitos anos até que as montanhas sobranceiras ao Funchal recuperem a sua imagem primitiva.
Um grupo de três valentes companheiros esteve empenhado na erradicação da carqueja ou tojo (Ulex europaeus), um arbusto originário da Europa Ocidental que é um agressivo invasor nas montanhas da Madeira.
Nos espaços livres após a eliminação do invasor, os restantes elementos plantaram cerca de 500 plantas fornecidas pela Direcção Regional de Florestas, pertencentes a 9 espécies indígenas: urze-das-vassouras (Erica platycodon subsp. maderincola), uveira-da-serra (Vaccinium padifolium), loureiro (Laurus novocanariensis), teixo (Taxus baccata), pau-branco (Picconia excelsa), sanguinho (Rhamnus glandulosa), faia-das-ilhas (Myrica faya), perado (Ilex perado) e cedro-da-madeira (Juniperus cedrus subsp. maderensis).
Como os coelhos têm uma especial predilecção pelas folhas tenras do pau-branco, sanguinho e perado, para além da plantação feita com muito carinho, foi necessário colocar redes de protecção.
Ao fim dum dia de trabalho voluntário em contacto com a Natureza, a paz espiritual superava o cansaço físico.
0 Comentário(s):
Enviar um comentário
<< Home