09 dezembro 2005

Presentes de Natal - uma sugestão


Raimundo Quintal:
"Madeira - A descoberta da Ilha de carro e a pé"


Caros sócios, amigos e visitantes casuais,

Já que o Natal parece estar irremediavelmente associado ao acto de oferecer presentes, a familiares e amigos, lembrei-me que esta Associação publica um óptimo livro sobre alguns dos mais encantadores recantos desta ilha, e como lá chegar.

Os detalhes sobre a geologia, flora e vegetação desta ilha abundam e estão profusamente complementados por ilustrações e mapas, o que faz deste livro um pouco mais que o simples guia para levadas ou caminhadas.

Podem adquiri-lo directamente na AAPEF, pelo preço de €15.

Mas também é fácil de encontrar na generalidade das livrarias do Funchal. Para os que apreciam as compras feitas a partir da comodidade do lar, pode encontrar-se também em algumas lojas online como, entre outras, a fnac.pt e a somlivre.pt.


Comentário pessoal:

Quando li este livro pela primeira vez, senti vontade de refazer os percursos que já tinha tido oportunidade de fazer anteriormente, para confirmar que de facto se tratavam dos mesmos que o Dr. Raimundo Quintal descreve nestas páginas.

A riqueza de informação que apresenta, sobre História, Botânica e Geologia, por exemplo, fizeram-me compreender que apesar de já conhecer muito bem uma boa parte dos trajectos apresentados neste livro, muita coisa me tinha escapado.

Quem já teve o prazer de acompanhar o autor, tem consciência que também é bem complicado reter tudo o que ele diz ao longo desses passeios. Apesar de não conseguir preencher completamente essa lacuna - certamente seriam precisas mais que as quase 300 páginas deste livro - ele cumpre muito bem na tarefa de nos recordar parte dos conhecimentos que o Dr. Raimundo partilha sem se fazer rogado com quem tem vontade de o ouvir.

E se mais motivos me faltassem para recomendar este livro como uma óptima prenda de Natal, os mais atentos devem ter reparado que é o único do género no mercado que traz a “Governanta da Cabana” na capa. :o)

Façam boas compras e um Feliz Natal para todos.

Virgílio Silva

6 Comentário(s):

Anonymous Anónimo escreveu...

Hehehe..este é realmente um daqueles livros que todos deveriam ter à cabeceira :)
É muito mais que um Guia, é um livro composto por verdadeiras aulas de gegrafia que têm necessariamente de serem vividas no terreno...
Para leitores mais exigentes, também dou autógrafos (claro está, na última página)
Bom Natal e bons passeios!!

10 dezembro, 2005 20:08  
Anonymous Anónimo escreveu...

Parece que a nossa "Governanta" é a generosidade personificada: depois do bolo e garrafão também dá autógrafos!
Na próxima actividade já levo o meu exemplar para o efeito.

12 dezembro, 2005 15:35  
Anonymous Anónimo escreveu...

Tenho todos os livros que o Dr. Raimundo Quintal editou desde Esboço de Geografia Física (1985), a Laurissilva, a Floresta da Madeira (1989 e 1996), Levadas e Veredas (1994, 1998 e 2001), e por último "Madeira, a descoberta da ilha de carro e a pé" (2003).
Apesar de já possuir estes livros todos do consagrado geógrafo e ecologista, estou na dúvida se já saiu a 2ª edição do "Madeira, a descoberta da ilha de carro e a pé" no ano corrente?

24 dezembro, 2005 21:56  
Anonymous Anónimo escreveu...

És fan do Dr. Raimundo?

26 dezembro, 2005 03:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

Sim, já saiu a 2ª edição do "Madeira, a descoberta da ilha de carro e a pé", vi-o numa livraria, mas não sei se está disponível na sede da Associação.

05 janeiro, 2006 18:38  
Anonymous Anónimo escreveu...

É obvio que está disponível na Associação, é só passar pelo Monte e adquiri-lo.

07 janeiro, 2006 23:15  

Enviar um comentário

<< Home