Dia Nacional da Preservação da Natureza
(28 de Julho)

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
EM RISCO NOS PRÓXIMOS DIAS
Raimundo Quintal critica o comportamento das pessoas que deitam lixo nas serras durante o rali e a ‘festa do PSD’
No Dia Nacional da Preservação da Natureza, assinalado ontem, Raimundo Quintal diz que este e o próximo fim-de-semana são “dramáticos” para a conservação da natureza. Hoje à tarde, “se passar entre o Poiso e o Chão da Lagoa, haverá uma quantidade de lixo impressionante”, disse, referindo-se à ‘Festa da Autonomia’, organizada pelo PSD.

“O próximo fim-de-semana será também dramático porque haverá imensa gente a deitar lixo”, referiu, aludindo ao ‘Rali Vinho Madeira’.
Em tom de desabafo, o presidente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal explicou que várias pessoas passam “o ano inteiro a trabalhar na protecção da natureza” mas “nestes dois fins-de-semana é muito frequente vir gente cá para cima que não tem o mínimo de sensibilidade em matéria de ambiente”.

Nem todos têm um comportamento negligente face ao ambiente, adianta Raimundo Quintal. “Há muitas pessoas que colocam o lixo nos contentores e quando não há levam-no para casa”, ressalva.
Debaixo de um sol intenso, cerca de 45 pessoas estiveram durante todo o dia de ontem a proceder à manutenção da plantação de árvores e arbustos na zona do Pico do Areeiro. Só em Outubro acontece a plantação das espécies indígenas adaptadas àquela altitude.
Raimundo Quintal aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas da Madeira que “de forma notável” se dedicam à educação ambiental. O geógrafo fez questão de salientar que também tem de haver a vertente da punição. É uma forma de as pessoas estarem sensíveis à necessidade de preservar o meio ambiente.
in Diário de Notícias da Madeira, 29 de Julho de 2007
texto de Filipe Gonçalves

Andríala (Andryala varia) - Madeira e Canárias |

Leituga (Tolpis macrorhiza) - Madeira |

Visco (Tolpis suculenta) - Madeira e Açores |

Estreleira (Argyranthemum pinnatifidum ssp. pinnatifidum) - Madeira |

1 Comentário(s):
As Ladeiras Históricas de Monsaraz estão a ser arrasadas, por obras realizadas sem qualquer tipo de painéis de identificação pelo que se desconhece o seu enquadramento legal.
Por entendermos que estas obras são prejudiciais para a imagem de Monsaraz e para a sua qualidade ambiental e paisagística e ainda por questionarmos a sua legalidade, face ao que delas é visível, vimos por este meio solicitar a actuação e divulgação que esteja ao Vosso alcance.
Todas as informações acerca deste "atentado" ao património histórico, estão disponíveis em http://adim-monsaraz.blogspot.com
Desde já o nosso obrigado.
Enviar um comentário
<< Home