Amigos ingleses plantaram espécies indígenas da Madeira
Cinco dezenas de voluntários plantaram cerca de um milhar de plantas, pertencentes a dez espécies indígenas da Madeira, no Pico do Areeiro e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha. Na acção de hoje, para além de 26 sócios, a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal contou com a colaboração de 15 hóspedes e 9 funcionários dos hotéis Royal Savoy e Savoy Gardens.
Os profissionais de hotelaria, para além do enorme empenho revelado na plantação, tiveram oportunidade de aprender no terreno a importância da recuperação da biodiversidade no maciço montanhoso central para o futuro sustentado do turismo na Madeira.
Os turistas, todos britânicos e aficionados da jardinagem, interiorizaram muito rapidamente os ensinamentos dos monitores e plantaram com uma alegria extraordinária, espécies que fizeram questão em conhecer a identidade botânica. Particularmente interessante foi a reacção dum participante, que confessou adorar espetada em pau de louro, quando lhe explicámos que as plantinhas que estava a colocar no solo eram loureiros: - então já estou a compensar a natureza!
Depois de quatro horas de trabalho, num ambiente com temperaturas entre os 3 e os 5º C, humidade relativa sempre a rondar os 100%, nevoeiro quase constante e vento de nordeste com intensidades entre os 30 e 40 Km / hora, nada melhor que uma substancial sopa de trigo e uma quente infusão de ervas para fazer a digestão e regressar reconfortado à baixa do Funchal, onde o sol ainda brilhava.
Na despedida ficámos com a certeza que ganhámos mais amigos para a nossa causa.
texto e fotos de Raimundo Quintal
0 Comentário(s):
Enviar um comentário
<< Home