Neve regressa às montanhas da ilha
Esta tarde subi até ao topo do Pico do Areeiro para analisar como estavam a reagir à neve e ao granizo as plantinhas que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico tem plantado persistentemente desde Outubro de 2001.
As mais velhinhas lá estavam com a cabeça fora da camada de quase meio metro de gelo, lutando estoicamente com o vento violento do quadrante Norte.
Em Janeiro e Março de 2005 conseguiram sobreviver a situações atmosféricas muito semelhantes. Estou convicto que sairão desta dura prova mais fortes e preparadas para florir no fim da Primavera e princípio do Verão.
Das mais pequeninas, das que plantámos a 24 de Janeiro e a 21 de Fevereiro, nem uma silhueta acima do manto branco. Estarei atento nas próximas semanas para avaliar a sua capacidade de resistência. A Natureza é uma escola onde estamos permanentemente a aprender!
Para visitar as minhas amiguinhas, que vivem entre os 1700 e os 1800 metros de altitude, passei pelo Chão da Lagoa, desfrutei da soberba paisagem da Achada Grande e registei a imagem do Poço da Neve. Recordei o nevão de Janeiro de 1999, quando integrado num grupo de voluntários enchemos de gelo aquele reservatório, recriando uma prática que se estendeu até a segunda década do século XX.
Para quem não teve a oportunidade de subir até ao Pico do Areeiro, aqui ficam algumas fotografias para apreciarem e divulgarem.
Raimundo Quintal, 3/3/2009
fotos de Raimundo Quintal e Marcelino Silva
2 Comentário(s):
Um espanto.
Quem diria. Na Pérola do Atlântico uma paisagem Alpina !
Cada vez mais raro! Mas ... é lindo !!!
Enviar um comentário
<< Home