“Sensibilização de Profissionais de Turismo e seus Descendentes” já arrancou
O projecto “Sensibilização de Profissionais de Turismo e seus Descendentes”, uma parceria da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal com o grupo hoteleiro Porto Bay, iniciou-se no passado Sábado, 14 de Fevereiro, no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha.
Esta acção educativa conta com o apoio do Programa Ambiente da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo um dos 15 projectos seleccionados no concurso AGIR AMBIENTE 2008, entre 157 concorrentes. De salientar que foi o único projecto eleito na Região Autónoma da Madeira.
Um dos objectivos do projecto é fornecer aos profissionais do grupo Porto Bay conhecimentos sobre o património natural da ilha da Madeira, tornando-os divulgadores qualificados junto dos hóspedes. O outro objectivo é promover a participação activa das gerações mais jovens na preservação e recuperação dos ecossistemas de montanha, fundamentais para a sustentabilidade do turismo, o mais importante sector económico da região.
A jornada começou sob intenso nevoeiro, mas terminou com o sol sorridente. Pais e filhos plantaram mais de duas centenas de Cedros da Madeira (Juniperus cedrus ssp. maderensis) e Loureiros (Laurus novocanariensis) fornecidos pelos viveiros da Direcção Regional de Florestas.
As pequenas árvores indígenas foram introduzidas nas clareiras entre as Urzes das Vassouras (Erica platycodon ssp. maderincola) e as Urzes Molares (Erica arborea). Este trabalho é essencial para que o ecossistema, entre os 1400 e os 1500 metros de altitude, recupere a sua biodiversidade.
Ao longo deste semestre, uma vez por mês, pais e filhos voltarão ao Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha para dar uma mãozinha à Natureza.
Loureiro (Laurus novocanariensis)
Cedro-da-Madeira (Juniperus cedrus ssp. maderensis)
0 Comentário(s):
Enviar um comentário
<< Home