19 de janeiro de 2011

Arranque das actividades de reflorestação em 2011

20110115-vs-5034
Clique na foto para ver slide show

No passado fim de semana fizemos a primeira actividade de plantação na zona do Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, colocando na terra cerca de 500 pequenas plantas - tis (Ocotea foetens), loureiros (Laurus novocanariensis), massarocos (Echium candicans) e estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum). Enquanto isso, verificámos com satisfação a regeneração de uveira-da-serra (Vaccinium padifolium), aumentando o aparecimento de rebentos nos cortes dos ramos queimados que fizemos, já com a característica tonalidade avermelhada que costumam apresentar nesta altura do ano.

Entretanto, no viveiro que criámos na Quinta Jardins do Lago, em simultâneo decorreram trabalhos de repicagem das pequenas plantas dos canteiros para os vasos individuais, resultantes da reciclagem de embalagens de leite e garrafas de plástico, e foi dada formação aos participantes sobre reprodução de plantas por estacaria.

Este Sábado, 22 de Janeiro, continuaremos este trabalho, para o que contamos com o vosso apoio e participação. Poderá fazer a sua inscrição ainda até 6ª feira de manhã, através do formulário que encontra mais abaixo.

12 de janeiro de 2011

2011: Ano Internacional da Floresta e
Ano Europeu do Voluntariado

20110104-rq-1b
Clique na foto para ver slide show

Em 2011 celebram-se o Ano Internacional da Floresta e o Ano Europeu do Voluntariado, ano em que também redobramos esforços na recuperação das áreas devastadas pelo fogo em Agosto passado na zona do Pico do Areeiro.

Mais do que nunca, a participação de voluntários é fundamental para que um oásis volte a crescer no deserto montanhoso da cordilheira central da Madeira e também para que passemos às gerações futuras uma ilha em boas condições ambientais.

Para isso, continuaremos o nosso trabalho de campo já no próximo fim-de-semana, no Sábado, 15/1, actuando em duas vertentes:
  • Na Quinta dos Jardins do Lago (Funchal), no viveiro que implementámos para a criação de plantas de espécies endémicas e indígenas, uma equipa fará o trabalho de repicagem, transferindo pequenas plantas de canteiros para vasos individuais, aproveitando para o efeito embalagens recicláveis de leite e sumos e garrafas de plástico;
  • Nas plantações do Pico do Areeiro, do Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha e áreas vizinhas, continuaremos o trabalho de limpeza e preparação do terreno, bem como plantação das pequenas plantas criadas no nosso viveiro e outras fornecidas pela Direcção Regional das Florestas. Até ao final de Março, faremos este tipo de actividade quase todos os fins de semana, de modo a aproveitar ao máximo o período propício para colocação das jovens plantas na terra.
Se desejar participar numa destas actividades, poderá inscrever-se utilizando o formulário mais abaixo nesta página ou um dos contactos sugeridos.

Gostaríamos também de aqui reconhecer o trabalho de centenas de voluntários que têm respondido aos nossos apelos de participação e, sem menosprezo de qualquer um, destacar o empenho permanente que a secção regional da AMI e os seus colaboradores têm dedicado a esta causa semana após semana, desde a primeira chamada. Muito obrigado a todos!

Finalmente, num ano em que se colocam novos desafios a esta Associação, entre os quais a reconstrução da cabana que servia de Centro de Educação Ambiental e que foi completamente destruída pelo fogo, solicitamos aos nossos sócios que efectuem atempadamente o pagamento da sua quota anual.

Para mais informações sobre as actividades e como participar nelas, consulte os artigos que pode encontrar mais abaixo.

Para todos um Feliz 2011.

11 de janeiro de 2011

Actividades de 2011 arrancaram Sábado passado

20110108-vs-4169
Clique na foto para ver slide show

A AAPEF deu início ao seu Programa de Actividades de 2011 no passado Sábado, 8 de Janeiro, com um percurso pedestre entre a Central Hidroeléctrica da Calheta e a Madalena do Mar, seguindo pela Levada Nova em direcção ao sítio do Pomar, tomando a partir daí a vereda para o Pico da Bandeira e Miradouro dos Moledos.

Poderá ver algumas imagens deste percurso clicando na foto acima.